segunda-feira, 30 de março de 2015

 

O Cantinho da leitura – um momento para relaxar 

 


   O contato com os livros abre um leque de possibilidades, convivência, toque, linguagem oral, percepção tátil, observação de semelhanças e diferenças de acordo com as gravuras, conhecimento de mundo, pois as histórias tratão para elas experiências diferentes daquelas que vivem ou conhecem. Sem contar que o desenvolvimento da linguagem oral estará presente todo o tempo, pois a criança desejará partilhar com o colega o livro que gostou, mesmo que seja através de balbucios, ela irá apontar gravuras, e quando o adulto responsável estiver lendo deve demonstrar emoções, sentimentos, ler vivenciando.








Segundo Élie Bajard “A criança precisa escutar histórias abrir e percorrer livros e tentar escrever pequenas mensagens, para construir aos poucos sistema de língua escrita e a habilidade para se servir dela”.



sexta-feira, 27 de março de 2015

A DENTISTA ESTEVE  AQUI!
MEU PRIMEIRO
DENTE DE LEITE
CAIU DE DIA.
JUNTEI O DENTE
E GUARDEI NA BACIA.


 O SEGUNDO DENTE
CAIU NO QUINTAL.
NASCEU UMA ROSEIRA
NO MESMO LUGAR


O TERCEIRO DENTE
CAIU NO RIO.
FOGE, PEIXE,
QUE O DENTE TE VIU!


O QUARTO DENTE
ARRANQUEI COM LINHA
E JOGUEI NO TELHADO 
PARA A ANDORINHA.

MEU QUINTO DENTE
CAIU EM DEZEMBRO.
DOS OUTROS DENTES,
JÁ NÃO ME LEMBRO.


MEU QUINTO DENTE
CAIU EM DEZEMBRO.
DOS OUTROS DENTES,
JÁ NÃO ME LEMBRO.
















          AGRADECEMOS A DOUTORA PRISCILA A VISITA AO NOSSO CEI

quinta-feira, 26 de março de 2015

CARNAVAL NO NOSSO CE

Resultado de imagem para CHUVINHAS DE CARNAVAL
 O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tampouco realizado apenas neste país. A História do Carnaval remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma.
 







 

terça-feira, 24 de março de 2015

Chaves em Desenho Animado - 48 - Vamos ao Circo




Dia do Circo – 27 de março




O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.






Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.






Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.

Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.






Palavras Mágicas


Se você quer ser feliz

e amizades conquistar,
quatro palavrinhas mágicas
vou agora revelar.

Não é nem “Abre-te Sézamo”
e nem é “Sin-sa-la-bin”!
Nenhuma é “Abracadabra”,
minha mãe disse pra mim:

Guarde as quatro palavrinhas,
tenha as quatro sempre à mão,
para usar a toda hora,
em qualquer ocasião.

Use sempre essas palavras,
delas nunca tenha medo,
pois eu quero ajudar,
vou contar o meu segredo:

Diga sempre a sorrir,
pra não ser mal-educado:
com licença, me desculpe,
por favor e obrigado!

Acredite no que eu digo,
pois comigo funcionou.
São palavras de uma fada,
foi mamãe quem me ensinou!
 
 

 

Era Uma Vez

Lina Venturieri

O pintinho pia, pia, pia, pia sem parar. Quando sai pra passear pia até não aguentar. 
O irmão achou legal e foi logo imitar aí imitaram 2,3, e logo já passou dos 6. 
O gato escocês comeu todos de uma vez a festança que ele fez nunca mais teve outra vez
 e depois toda estas história virou "era uma vez".

sábado, 21 de março de 2015


Massinha de Gelatina Colorida 

Massinha de Gelatina

Modo de Preparo


Em uma panela, ferva a água, em fogo médio, e acrescente a Gelatina Morango mais o açúcar e misture bem. Em seguida, coloque a margarina e a farinha de trigo, e continue mexendo até que desgrude do fundo da panela. Quando a massa começar a desgrudar da panela retire do fogo e reserve até esfriar. Amasse bem formando uma bola e depois faça o formato que desejar ou utilize forminhas de bichinhos.


CEI JULIO FRANCISCO DE SOUZA II


“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.




Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.




 Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. 



Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.   

Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. 



É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.


PEÇA:
DONA CELGA ESCAROLITA , ENSINA A RECEITA 
 PARTICIPANTES : DALVA (DIRETORA ),KELY(COORDENADORA)






O teatro utilizado em sala de aula, é de suma importância para construção do conhecimento do aluno, considerando-o como um ser que pensa, sente e faz. Como a escola é um espaço de conhecimento e aprendizado e isso se dá através dos sentidos, o ensino da arte é fundamental para o desenvolvimento da percepção criativa da criança.





O desenvolvimento da criatividade, a transmissão de sentimentos e emoções, são inerentes à sensibilidade do aluno. A escola deve propiciar isso na vida do aluno e ele será mais feliz, mais criativo e sensível.


 A criança ao ingressar na escola possui a capacidade da teatralidade, vivenciada nos jogos do faz-de-conta. Ora, se a sala de aula é o espaço-palco na realização da tarefa de ensinar, há que se valorizar esse espaço e utilizá-lo de forma a esgotar suas possibilidades de uso






Os cuidados necessários para o desenvolvimento da criança despertam o interesse como nenhum outro assunto e a mãe faz de tudo para garantir que o bebê passe os dias longe de infecções e alergias. "Felizmente, a melhor proteção para o bebê está, justamente, nas mãos da mãe: crianças que recebem leite materno como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida são mais resistentes a infecções, alergias, doenças e até mesmo complicações mais simples, como a cólica e o estresse"