sábado, 21 de março de 2015



CEI JULIO FRANCISCO DE SOUZA II


“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.




Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.




 Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. 



Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.   

Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. 



É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.


PEÇA:
DONA CELGA ESCAROLITA , ENSINA A RECEITA 
 PARTICIPANTES : DALVA (DIRETORA ),KELY(COORDENADORA)






O teatro utilizado em sala de aula, é de suma importância para construção do conhecimento do aluno, considerando-o como um ser que pensa, sente e faz. Como a escola é um espaço de conhecimento e aprendizado e isso se dá através dos sentidos, o ensino da arte é fundamental para o desenvolvimento da percepção criativa da criança.





O desenvolvimento da criatividade, a transmissão de sentimentos e emoções, são inerentes à sensibilidade do aluno. A escola deve propiciar isso na vida do aluno e ele será mais feliz, mais criativo e sensível.


 A criança ao ingressar na escola possui a capacidade da teatralidade, vivenciada nos jogos do faz-de-conta. Ora, se a sala de aula é o espaço-palco na realização da tarefa de ensinar, há que se valorizar esse espaço e utilizá-lo de forma a esgotar suas possibilidades de uso






Os cuidados necessários para o desenvolvimento da criança despertam o interesse como nenhum outro assunto e a mãe faz de tudo para garantir que o bebê passe os dias longe de infecções e alergias. "Felizmente, a melhor proteção para o bebê está, justamente, nas mãos da mãe: crianças que recebem leite materno como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida são mais resistentes a infecções, alergias, doenças e até mesmo complicações mais simples, como a cólica e o estresse"



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